fbpx

Blog

Uma das coisas que eu logo descobri foi que as pessoas com problemas psicológicos sofrem muitas vezes do que eu chamaria de “doenças da responsabilidade”.

Os neuróticos assumem responsabilidades demais e acreditam que tudo o que acontece é por culpa deles.  “Meu marido é um bêbado porque sou má esposa”, ou “Meu filho fuma maconha porque falhei como pai”, ou “O tempo está ruim porque não rezei de manhã”.  Pessoas com problemas de caráter, por outro lado, geralmente assumem muito pouco a responsabilidade por seus atos. Elas acham que tudo o que sai errado é por culpa de outra pessoa. “Meu filho tem problemas na escola por causa dos maus professores”, ou “Não posso progredir na companhia porque meu chefe não gosta de mim”, ou “Bebo porque meu pai bebia”.  E ainda há os que ficam no meio, às vezes assumindo responsabilidades demais – os neuróticos -, às vezes de menos – os que, têm problema de caráter.
 

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo – Uma História sobre a Essência da Liderança, Rio de Janeiro: Sextante, 2004. P. 115

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades.