Certificado para construtoras trará mais segurança ao morador
Documento do governo federal passará a ser pré-requisito para empresas participarem do programa Minha Casa, Minha Vida.
O Ministério das Cidades colocou em vigor, no mês de julho, uma revisão do PBQP-h (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), que visa organizar o setor da construção civil no País para garantir qualidade nas moradias e estimular o cumprimento de normas técnicas.
Na prática, a revisão do programa estabelece uma série de mudanças que impõem mais exigências para as construtoras, que passam a necessitar de uma nova certificação para poderem construir habitações no País. Esse certificado é pré-requisito para as construtoras que desejam participar do programa Minha Casa, Minha Vida ou receber verbas do governo federal.
A nova versão do certificado traz a atualização do regimento do SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil), que conduz a atuação das construtoras no País e obriga o cumprimento de critérios mínimos em uma construção, como avaliar o impacto ambiental, questões de segurança, acessibilidade, dentre outros.
O foco desta revisão é promover melhorias nas construções de moradias no Brasil, já que agora todas construtoras terão que adotar padrões determinados em lei.
Fonte: http://liberal.com.br/brasil-e-mundo/economia/certificado-para-construtoras-trara-mais-seguranca-ao-morador-625145/